Congadas 2025: a emoção da Descida dos Mastros em Fortaleza de Minas
Última parte da série sobre as Congadas 2025 destaca a beleza e a tradição da Descida dos Mastros, com a presença de autoridades, capitães e da comunidade local.
Encerramos nossa série de reportagens sobre as Congadas 2025 ressaltando um dos momentos mais emocionantes da festa: a Descida dos Mastros, que aconteceu na segunda-feira, 27 de outubro.
O evento contou com a participação dos ternos de Congo e Moçambique locais e teve a honra da presença do renomado Capitão Dimas. Diversas pessoas da comunidade marcaram presença, assim como o prefeito Márcio Domingues (Marcinho), a secretária de Cultura Mariza Prado, vereadores e a representante local da ADEFOSUL, Leda Cincinato.
Após a Descida dos Mastros, os mastros foram conduzidos pelos ternos até a residência da família da saudosa Dona Irani, onde, de forma tradicional, são guardados com cuidado e carinho até o próximo ano, mantendo viva a memória e a fé que fazem parte da essência da Congada.
Esperamos ter conseguido transmitir um pouco das emoções vividas durante este momento singular. Pedimos desculpas a todos que, porventura, não foram citados nesta série de matérias, mas expressamos nosso encantamento com tudo o que aconteceu durante as apresentações das Congadas e do Moçambique.
A tradição, a fé e a cultura popular seguem vivas, mostrando a força da nossa história e o orgulho do povo de Fortaleza de Minas.
Reportagem : Mateus Freitas